A todos aqueles que estudam avaliação

Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Algumas considerações dos alunos do Curso de Pedagogia do 6º semestre sobre a avaliação da aprendizagem

Os alunos ao serem encaminhados para observação da prática dos professores da ed. infantil sobre a avaliação da aprendizagem tinham como objetivo inicial identificar como os professores desse nível de ensino realizavam o processo avaliativo.
Entendemos que a avaliação não existe com um fim em sí mesmo, não é um elemento do processo de ensino-aprendizagem que busque a sua realização apenas para afirmar que existe ou que ocorre.
Como a aprendizagem ocorre em processo, a avaliação cumpre o papel de acompanhamento deste mesmo processo, buscando na realidade informações suficientes para que professores e alunos cientes da sua caminhada possam corrigí-lo caso necessário.
A análise dos dados realizados pelos alunos, possibilitou algumas considerações:
  1. A avaliação da aprendizagem como discurso está caracterizada em uma perspectiva formativa;
  2. Nã foi possível enxergar elementos suficientes nas práticas analisadas que dessem conta de informar que os professores mudam a sua prática ou refazem a sua caminhada a partir do diagnóstico realizado com os alunos;
  3. A avaliação na prática tem se caracterizado como algo relacionado ao processo de classificação ou de preenchimento de documentos distante da sua função que é de informação para tomada de atitude.
  4. Mesmo utilizando a avaliação diagnóstica dificilmente os professores se apropriam da mesma para redirecionar a aprendizagem dos alunos.
  5. Ainda se preocupam com a progressão ou promoção do aluno, inclusive indicando a possibilidade de retrocesso dos alunos caso o tempo deles de aprendizagem não seja o mesmo da escola.
  6. Existe segundo os dados coletados, uma descreça e em alguns casos "uma preguiça" de alguns professores com relação ao processo de ensino e de aprendizagem, e não retomam ou modificam a caminhada não por desconhecimento do caminho correto, mas por pura falta de vontade.

Enfim, não tem sido diferente em nenhum nível de ensino com relação a avaliação da aprendizagem enquanto concepção e prática: o discurso aponta para uma avaliação formativa e progressiva e a prática para um descaso com o processo avaliativo, e a utilização do mesmo somente para cumprir rituais pré-estabelecidos pelo sistema educativo.















































































A avaliação da aprendizagem na Educação Infantil