A todos aqueles que estudam avaliação

Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.

domingo, 27 de setembro de 2009

Aula de 28/09/2009

Oi pessoal, estaremos trabalhando com um instrumento amanhã para que eu possa coletar dados sobre o entendimento e a aprendizagem desenvolvida por vocês durante os estudos sobre a análise histórica e epistemológica da avaliação da aprendizagem.
Nos arquivos do blog temos vários textos que orientam e fundamentam estas discussões.
abraços e bom domingo
Professora Cácia

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O ato de examinar e os exames

Como é dificil avaliar, entender que os exames são diferentes da avaliação, mas que a avaliação utiliza o exame para coletar dados, confunde qualquer um.
Então vamos tentar esclarecer um pouco... Segundo Luckesi(2003) os exames, modelo de verificação da aprendizagem dos alunos utilizados por Comenius em sua Didática Magna e pelos jesuítas na Ratio Studiorun apresentam características que permanecem até hoje nas práticas avaliativas, com regras especificas cumpriam rituais, o professor elemento externo ao processo não se comprometia com os resultados obtidos pelos alunos.
No entanto o exame como ato de observação, de checagem permite coletar dados que possibilitam ao avaliador construir um diagnóstico necessário sobre a situação analisada e assim ser possível tomar uma postura de mudança e de novos encaminhamentos caso seja necessário.
Ainda existe os exames utilizados pela avaliação como medida, que ao não se contentar somente com o ato de examinar passa a estabelecer uma escala de medida, justificando assim uma objetividade que se dizia necessária a avaliação da aprendizagem dos alunos.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Não tem como não repetir esta charge, pensem sobre esta questão.

A avaliação é muito mais do que prova ou nota....


Ao começarmos mais uma disciplina sobre avaliação da aprendizagem me deparo novamente com a mesmas indagação: como é complicado professora, pensei que avaliação era só aplicar a prova e dá nota. Aviso aos navegantes que não, muito pelo contrário ela vai além, e possibilita a educação, assim como em outros espaços, reoorganizar, redirecionar, buscar novos caminhos para que cuide de algo fundamental tanto na macro avaliação quanto na micro avaliação - que o aluno aprenda.

Avaliar significa antes de mais nada, oferecer informações aos sujeitos que fazem parte do processo de como o mesmo ocorre, da necessidade de modificar o processo ou de seguir em frente tal como foi planejado.

Para tanto é necessário entender como a mesma se processa no sistema educativo históricamente, em como a mesma se consituiu, e de que forma tem se apresentado para professores e alunos.

Sendo assim convido a todos a buscarem entender a origem histórica e epistemológica da avaliação educacional e da avaliação da aprendizagem, pois somente dessa forma poderemos ressignificá-la no sistema educacional.