A todos aqueles que estudam avaliação

Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.

sábado, 28 de agosto de 2010

A posição variável da avaliação no ensino

No mundo inteiro a educação tem sido considerada como um conjunto de tarefas de aprendizagem que, supostamente, se tornam mais difíceis à medida que se evolui do primeiro até o último ano da educação formal.[...]Durante muitos séculos, a educação foi concebida como uma pirâmide, tendo na base todos ou a maioria dos indivíduos pertencentes aos grupos etários mais baixos que frequentam a escola, e muitos poucos eventualmente atingindo o ápice.Os exames tem sido utilizados como um recurso de decisão quanto a quem será permitido passar para o nível seguinte, como parte do processo, os resultados dos exames e o julgamento dos professores vieram a se transformar num sistema de notas pelo qual os alunos são classificados anualmente ou com mais frequencia.
Assim, a educação tem sido encarada como algo composto de um currículo fixo, um conjunto graduado de tarefas de aprendizagem, e um grupo heterogêneo de aprendizagens que serão classificados ao final de cada um dos principais períodos do sistema escolar. Os exames ou outros procedimentos de avaliação são utilizados a fim de efetuar decisões críticas e muitas vezes irreversíveis a respeito do valor de cada aluno e de seu futuro no sistema educacional. estas decisões e classificações frequentemente afetam toda a sua carreira.
[...] O propósito fundamental da avaliação tal como é mais frequentemente utilizada nos sistemas educacionais existentes, é o de atribuir notas e classificar o aluno. É planejada a fim de detectar os que fracassaram (D ou F), os que foram bem sucedidos (A ou B), e os que se viraram (C). A aplicação de testes e de outras formas de avaliação comumente utilizadas nas escolas pouco contribuem para o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem, e raramente são um indicador seguro de que todos (ou quase todos) aprenderam o que o sistema escolar reputa como tarefas e metas importantes do processo educacional. (Bloom, 1983)


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