A todos aqueles que estudam avaliação

Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

E que possamos refletir sobre 2009

Eu discuto e estudo sobre um tema que nesta época do ano aparece de forma digamos até que um pouco exagerada - é avaliação final na escola, é exame de vestibular( para determinar que terminamos uma etapa e começamos outra) e principalmente é a avaliação sobre o ano que termina, ações, realizações, perdas, ganhos, amigos que chegam, amigos que se vão (será que algum dia poderão ser realmente considerados amigos?), enfim buscamos através da avaliação que neste caso se apresenta como somatória( uma soma da qualidade de acertos, daquilo que pode ser aproveitado para o ano que vem, assim como a soma do que não prestou, do que fizemos de errado, para descartarmos e não repetimos) , os dados necessários para que tenhamos um feedback que nos oriente na ressignificação da nossa caminhada para que possamos fazer diferente e melhor.
O professor Luckesi(2004) nos diz que o sentido da avaliação está na melhoria da qualidade de vida daqueles que são avaliados, nesse sentido, não importaria todo este processo de avaliação se não fosse para que o ano que se inicia seja diferente e melhor.

Brindemos a 2010

domingo, 13 de dezembro de 2009

Reflexões...

Mais uma vez ao terminar um semestre ministrando uma disciplina que trata da episteme e da história da avaliação da aprendizagem, surgem alguns questionamentos que acabam me permitindo um processo rico de reflexão.
O primeiro deles é :até que ponto os instrumentos utilizados para coletar os dados sobre a aprendizagem dos alunos e do próprio grupo efetivamente me possibilitaram informações sobre o processo e o resultado dos alunos e do grupo?
Os teóricos sobre o tema na sua maioria para não acatar que é uma unamidade, afirmam que a diversidade dos instrumentos é condição fundamental para que os dados coletados possam informar com riqueza o quanto os alunos aprenderam,.
No entanto, para coletar dados no intuíto de classificação optei por três no semestre, e confesso não houve diversidade, optei pela prova, embora as mesmas tenham sido construídas de forma diferente e com objetivos diferentes. E ai fica uma outra questão: Como pode uma professora que estuda a avaliação há tanto tempo e que efetivamente compreende a importância da diversidade e da utilidade dos instrumentos no momento de classificação os diversifica tão pouco? E ai respondo a vocês caros leitores, depois de 14 anos trabalhando como professora na Educação Superior, com disciplinas de 60 e 75 horas, pude constatar que o Regimento da Universidade quando aponta a realização de três por semestre já oferece uma quantidade suficiente, porque entende e eu entendo da mesma forma que para a classificação três instrumentos em um semestre com uma carga horária tão pequena é suficiente.
Além do que paramos para aplicá-los e com três por semestre , já utilizamosjuma carga horária de no mínimo seis horas para esta aplicação, e se aplicassemos mais teríamos então uma carga horária de estudos efetivamente ainda menor.
Sendo assim e claro não simplificando a questão com este argumento, acrescento um que me tranquiliza: O processo avaliativo ocorre durante todo o processo e ao fazer a avaliação individual e do grupo percebo que tenho informações suficiente para auxiliar tanto o grupo quanto a cada um deles individualmente.
Sendo assim, acredito que tenho trilhado um caminho certo, pois utilizo a observação constante como um instrumento e que durante o percurso vou coletando dados, e com eles vou ressignificando a minha relação de trabalho com o grupo e com cada aluno individualmente.
Além do que os instrumentos aplicados são elementos constantes de informação para professor e alunos porque posso corrigir ,devolver e refazer. Com muitos dificilmente pelo pouco tempo teria esta oportunidade.