A todos aqueles que estudam avaliação

Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Reflexões...

Mais uma vez ao terminar um semestre ministrando uma disciplina que trata da episteme e da história da avaliação da aprendizagem, surgem alguns questionamentos que acabam me permitindo um processo rico de reflexão.
O primeiro deles é :até que ponto os instrumentos utilizados para coletar os dados sobre a aprendizagem dos alunos e do próprio grupo efetivamente me possibilitaram informações sobre o processo e o resultado dos alunos e do grupo?
Os teóricos sobre o tema na sua maioria para não acatar que é uma unamidade, afirmam que a diversidade dos instrumentos é condição fundamental para que os dados coletados possam informar com riqueza o quanto os alunos aprenderam,.
No entanto, para coletar dados no intuíto de classificação optei por três no semestre, e confesso não houve diversidade, optei pela prova, embora as mesmas tenham sido construídas de forma diferente e com objetivos diferentes. E ai fica uma outra questão: Como pode uma professora que estuda a avaliação há tanto tempo e que efetivamente compreende a importância da diversidade e da utilidade dos instrumentos no momento de classificação os diversifica tão pouco? E ai respondo a vocês caros leitores, depois de 14 anos trabalhando como professora na Educação Superior, com disciplinas de 60 e 75 horas, pude constatar que o Regimento da Universidade quando aponta a realização de três por semestre já oferece uma quantidade suficiente, porque entende e eu entendo da mesma forma que para a classificação três instrumentos em um semestre com uma carga horária tão pequena é suficiente.
Além do que paramos para aplicá-los e com três por semestre , já utilizamosjuma carga horária de no mínimo seis horas para esta aplicação, e se aplicassemos mais teríamos então uma carga horária de estudos efetivamente ainda menor.
Sendo assim e claro não simplificando a questão com este argumento, acrescento um que me tranquiliza: O processo avaliativo ocorre durante todo o processo e ao fazer a avaliação individual e do grupo percebo que tenho informações suficiente para auxiliar tanto o grupo quanto a cada um deles individualmente.
Sendo assim, acredito que tenho trilhado um caminho certo, pois utilizo a observação constante como um instrumento e que durante o percurso vou coletando dados, e com eles vou ressignificando a minha relação de trabalho com o grupo e com cada aluno individualmente.
Além do que os instrumentos aplicados são elementos constantes de informação para professor e alunos porque posso corrigir ,devolver e refazer. Com muitos dificilmente pelo pouco tempo teria esta oportunidade.

Nenhum comentário: