Eu discuto e estudo sobre um tema que nesta época do ano aparece de forma digamos até que um pouco exagerada - é avaliação final na escola, é exame de vestibular( para determinar que terminamos uma etapa e começamos outra) e principalmente é a avaliação sobre o ano que termina, ações, realizações, perdas, ganhos, amigos que chegam, amigos que se vão (será que algum dia poderão ser realmente considerados amigos?), enfim buscamos através da avaliação que neste caso se apresenta como somatória( uma soma da qualidade de acertos, daquilo que pode ser aproveitado para o ano que vem, assim como a soma do que não prestou, do que fizemos de errado, para descartarmos e não repetimos) , os dados necessários para que tenhamos um feedback que nos oriente na ressignificação da nossa caminhada para que possamos fazer diferente e melhor.
O professor Luckesi(2004) nos diz que o sentido da avaliação está na melhoria da qualidade de vida daqueles que são avaliados, nesse sentido, não importaria todo este processo de avaliação se não fosse para que o ano que se inicia seja diferente e melhor.
A avaliação tem sido assunto comum nos meios educacionais, mas cada um conceitua e interpreta esse termo com significados distintos, sem dúvida, cada um age em nome de uma avaliação de qualidade e defenderá que a sua é uma boa avaliação.
A todos aqueles que estudam avaliação
Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário