A avaliação, escreve Charles Hadji, "consiste em atribuir um valor" - ou [...]um sentido - a uma situação real, à luz de uma situação desejada, com isso confrontando o campo da realidade concreta e o das expectativas, e, portanto, articulando uma referência e um referente"(Charles Hadji, 1989). O avaliador, assinala substancialmente o mesmo autor, não é um observador (que examina o que é),nem um preceituador(que enuncia o que deve ser). Poderiamos dizer que é um "comparador", que mede a distância entre o que é e o que poderia ser.
Como se vê, falar de avaliação em termos de comparação ajuda a compor uma imagem binária, avaliar não é apenas considerar que um trabalho é satisfatório ou não.
Avaliar é interpretar os dados, fazer emergir sentido, revelar o qualitativo no quantitativo: o que significa essa nota, esta prova?. Avaliar[...] é interpretar os dados, fazer emergir sentido(valor). O verdadeiro problema do avaliador não é inventar um sistema pertinente de notação, mas decidir o que significa e o que devem ser prenchidas e quais são, ao contrário os pontos fortes sobre os quais se pode ter esperanças.
(Michel Barlow.2006)
A avaliação tem sido assunto comum nos meios educacionais, mas cada um conceitua e interpreta esse termo com significados distintos, sem dúvida, cada um age em nome de uma avaliação de qualidade e defenderá que a sua é uma boa avaliação.
A todos aqueles que estudam avaliação
Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.
2 comentários:
minha percepção de avaliação tem melhorado consideravelmente, interferindo efetivamente em minha docência. É grande a responsabilidade do educador ao coletar dados, analisar, interpretar, avaliar e atribuir notas. Hoje me questiono: o que esta PROVA, PROVA? "revelar o QUALITATIVO no QUANTITATIVO"
-
perfeito esse texto.
Olá pro Cácia, acredito que a sua disciplina é uma das mais importantes do nosso curso, pena que é tão rápida, pois nós faz refletir e repensar a avaliação . A sua forma de lecionar, como você se relaciona com os alunos é admirável, você mostra no seu olhar o quanto você fica aflita só de pensar que nós não estamos entendendo ou desmotivados com a disciplina. Demonstra que a disciplina não funciona por si só e isso serve de exemplo para todos nós que seremos educadores. Definitivamente você é ótima e que bom que a UESB tem professores como você.
ABRAÇOS ADMIRÁVEIS;
VERONICA SILVA
Postar um comentário