Sexta-feira dia 08/10/2010, apliquei um instrumento de coleta de dados(escolhi uma prova de análise e compreensão) na turma do 6º semestre de Pedagogia - com o objetivo de acompanhar a comprensão da turma sobre as fases de evolução da verificação da aprendizagem dos alunos e trabalhar com a promoção da I Unidade - atribuição de escore.
Cada semestre é uma novidade, mesmo repetindo a disciplina é sempre possível vivenciar situações diferentes, a aplicação do instrumento revelou uma turma bastante diversificada, algumas entregaram em branco, outras reclamaram que não gostam da disciplina, e outras que não conseguiam entender o que o assunto queria dizer, algumas gostaram bastante e elogiaram a elaboração do instrumento.
Tenho alguns questionamentos que gostaria que a turma respondesse:
a) O que não gosta na disciplina: a forma como eu construo as situações de aprendizagem ou a disciplina em si?
b) o que foi complicado no instrumento para respondê-lo? os enunciados não eram claros o suficiente?
c) ficaram com medo de responder o instrumento por acharem dificil, ou não terem estudado o suficiente?Alías qual sentimento foi gerado? Coloquei medo, mas não sei se foi este mesmo, ou outros.
d) Acham que o resultado refletirá o quê?
e) Como vocês acham que devemos verificar o aprendizado para efeito de promoção? E ao sugerirem os tipos de instrumentos justificar por que, este você acha adequado.
Enfim, este primeiro instrumento aplicado, não tem até agora, revelado que até este semestre, as turmas não conseguiam aprender a história e a episteme da avaliação da aprendizagem.
Portanto, agora com esta dificuldade vivcenciada por esta turma a avaliação do processo possibilitará um recomeço e novas possibilidades.
Quero que vocês respondam para a gente discutir na próxima aula.
Abraços
Bom feriado.
3 comentários:
a) O que não gosta na disciplina:
a forma como eu construo as situações de aprendizagem ou a disciplina em si?
R = A única coisa que não gostei na disciplina até agora, não é nem a disciplina em sim, mas o horário de terça, que é um só, muito desarticulado.
b) o que foi complicado no instrumento para respondê-lo? os enunciados não eram claros o suficiente?
R = Tive um pouco de dúvida na primeira questão, se era medida ou exame, porém acredito ter sido exame, por que não vi na charge nenhum indício de medida propriamente dita. Ainda assim preferi ficar da dúvida..kkkkkk
Outra questão que eu não lembrei e acho que a maioria também não, foi a letra a da última pergunta, a da "retroalimentação", posso até ter lido algo sobre, porém minha memória não se recordava de tal palavra no momento. Não posso dizer que o instrumento foi ruim, apenas algumas questões não ficaram claras, ainda assim respondi de acordo c minha interpretação e embasamento teórico.
c) ficaram com medo de responder o instrumento por acharem dificil, ou não terem estudado o suficiente?Alías qual sentimento foi gerado? Coloquei medo, mas não sei se foi este mesmo, ou outros.
R = Como já passei por várias experiências com relação ao nervosismo na hora da prova, entendi que ficar nervoso ou com medo não me ajudaria a fazer uma prova melhor, e entendi que o que eu tinha estudado daria para responder as questões, apesar de saber que poderia ter me aprofundado mais nos estudos. Deu um pouquinho de nervoso antes de começar, expectativa é sempre assim, mas logo depois passou e pude fazer a prova tranquilamente.
d) Acham que o resultado refletirá o quê?
R = Acho que meu resultado vai ser pouco satisfatório, pois deixei a letra "a" da quinta questão em branco, deixei o primeiro na dúvida, e penso que poderia ter sido mais clara na produção das outras respostas.
e) Como vocês acham que devemos verificar o aprendizado para efeito de promoção? E ao sugerirem os tipos de instrumentos justificar por que, este você acha adequado.
R = Não sei.. kkkkk.. mas não sou totalmente contra a prova.
Oi Pró! Adorei o novo visual do blog, bem mais alegre e instigante. Admito que aquele outro me incomodava por lembrar o caráter tradicional, escuro, fechado, apesar de conter valiosas informações.
“Êta turminha estranha, viu?! rsrsr” Não há nada de complicado na disciplina nem na sua forma de ensinar, a questão é que hoje reflete o passado. Há um PRÉ-Conceito com o termo AVALIAÇÃO. No momento em que nos deparamos com tal instrumento de coleta de dados, falta paciência para ler, interpretar, refletir e inferir. A sua avaliação estava extensa e exigiu (de forma indireta e reflexiva) a articulação de vários conceitos, dados teóricos e definições discutidos em classe e presentes no material. A retroalimentação - 1ª alternativa da 5ª questão - me deixou bastante confusa. No geral poderia ter organizado melhor minhas idéias e evitar repetições. Quanto aos resultados obtidos, positivo ou negativo não atribuo ao instrumento ou à prática docente da ministrante de tal disciplina, mas sim a uma série de fatores que influenciaram à nossa concepção do ato de avaliar ao longo de nossa trajetória escolar. Não dá para atribuir valores apenas a oralidade do educando, o mundo exige mais que isso, é tudo na ponta dos dedos, por isso não me oponho a tal instrumento, no entanto é preciso discernimento docente ao compor e analisar à avaliação. Cada turma é única pró, e todos aqueles que passam por sua vida profissional deixam um pouco de si e levam muito de ti.
Em resumo, o que fica disto tudo é uma simples reflexão:
“Quem ensina aprende ao ensinar, quem aprende ensina ao aprender.”
(Paulo Freire)
Forte Abço!
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