A todos aqueles que estudam avaliação

Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Quanto ao processo e o produto do ensino aprendizagem...

Atualmente a minha preocupação tem sido uma discussão que no Brasil sempre ganhou muita força nas análises sobre a avaliação da aprendizagem: o processo e o produto da aprendizagem, preocupados que éramos pelo produto esqueciamos que o resultado dele dependia de um processo bem feito e bem conduzido, sendo assim, começamos a questioná-lo e em muitos momentos afirmar que o importante era o processo, o que na minha opinião resultou em uma dicotomia muito grande entre o que realizamos durante a condução do ensino e da aprendizagem e com o resultado que obtemos do mesmo. Para Scriven ao propor em (1967) a avaliação formativa e somativa a premissa básica era que a avaliação formativa dava conta de ir controlando a qualidade do processo enquanto a somativa validava o produto e permitia a continuidade do programa ou currículo.
Nesse sentido busco na avalição formativa e somativa na sua origem, a grande ajuda para entendermos que o processo só tem sentido se servir para contribuir e resultar em um produto de qualidade.
É só por hoje, nós encontramos segunda feira se Deus quiser.

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