A todos aqueles que estudam avaliação

Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

O exame e a medida fazem parte da avaliação da aprendizagem?

Desde que entendamos que o exame e a medida são elementos constantes da avaliação, sim. Mas que o ato de examinar e medir por si só não encerra o processo, ao avaliamos vamos além, buscamos o julgamento de valor para tomada de decisão, não é simplesmente verificar e medir.
Nesse sentido, a avaliação da apendizagem se propõe a auxiliar professores e alunos na condução do processo de ensino-aprendizagem, formando e informando aos sujeitos do processo, que como sujeitos são elementos constantes da ação e não mero coadjuvantes.
Dificil romper com anos de práticas avaliativas escolares bem definidas e que por sí só,possibilitam ao sistema, à sociedade, aos pais e alunos, uma falsa garantia de objetividade e de justiça. Por isso torna-se dificil compreender que o ato de examinar e de medir fazem parte do processo avaliativo, mas quando buscamos avaliar, entendemos que o principal está em que os instrumentos de coleta de dados, (provas, testes, trabalhos, etc) possam cumprir o papel de oferecer dados e não que através deles, nós(os professores) aprovemos ou reprovemos os nossos alunos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente a prática que vemos nas escolas e universidades é o exame e a medida como classificatório, mesmo com todas as discussões acerca da avaliação da aprendizagem. É mais fácil dizer: Ó o alno não aprendeu do que se responsabilizar em saber o porque e como melhorar sua prática para que ele aprenda.
Afinal, são poucos os que se comprometem com a apredizagem significativa!!!
Bjinhos!!!