Tenho falado nestes últimos meses sobre a complexidade e a polissêmia da avaliação como diz Dias Sobrinho(2000) campo dificil de definir e que não é de propriedade de nenhuma área ou disciplina especifica, sabemos ou estamos aprendendo(fica melhor) que avaliar por sua complexidade e importância não pode ser ignorada dentro do contexto educacional nem do contexto da sala de aula, no entanto ampliando esta discussão penso ser importante destacar a formação de professores e o papel da instrumentalização desses mesmos professores, estamos há anos denunciando as práticas ultrapassadas e o caráter medieval que a escola mantém, no entanto, esquecemos de tratar de questões importantes que seria como formar professores que diferentemente da perspectiva da racionalidade técnica( ou seja repetir modelos ou receitas prontas) tenha uma perspectiva de saberes relacionados a uma postura não de instrumentação puramente, mas de fundamentação? Não tem sido fácil compreendermos como o professor se forma, quais os saberes que constroi na formação inicial e de como realmente constituir uma formação continuada que realmente seja capaz de auxiliar na prática dos professores. Entendemos que a avaliação da educação proposta pelo MEC, tem procurado estas respostas, porém não tem cumprido este papel ainda e principalmente por manter uma concepção de avaliação meramente classificatória e punitiva, tem se mantido o exame, a constatação do diagnóstico e diferentemente do propósito que a avaliação deva assumir, encerra-se nesse momento.
Enfim esta discussão é ampla e aqui se inicia a tentativa de buscarmos entender e aprender mais sobre este tema, aguardo uma posição de vocês...
A avaliação tem sido assunto comum nos meios educacionais, mas cada um conceitua e interpreta esse termo com significados distintos, sem dúvida, cada um age em nome de uma avaliação de qualidade e defenderá que a sua é uma boa avaliação.
A todos aqueles que estudam avaliação
Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário