A todos aqueles que estudam avaliação

Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Valeu a pena?

Estamos chegando a reta final do semestre, até agora lá se vão três meses de convivência a pergunta inicial se desbobra em mais algumas:
1) O que fica sobre a avaliação da aprendizagem?
2) É possível desenvolver práticas avaliativas que contribuam na formação do aluno?
3) A disciplina se configurou como importante para a sua formação/
4) E a relação com a professora foi interessante ou poderia ser melhor?
Porque pergunto? porque preciso dessas respostas para prosseguir.

4 comentários:

Marcela Bomfim disse...

Se valeu a pena? Toda a vida!!!!!!!!!!!!!!!! Eis a respostas para as suas questões.
1. Fica a certeza de que há muito o que aprender, pois avaliar é um processo complexo e é preciso entendê-la para reconstruir o agir e pensar.
2. Sim. E é o que você tem feito no momento em que nos ajuda a construir o conhecimento e nos permite rever o que foi apreendido ou não.
3. Muito. Enquanto educadora pensava e agia de modo equivocado. hoje, através das leituras desenvolvidas pude refletir acerca da avaliação e compreender como se dá esse processo. Há muito o que lê e compreender ainda, mas você me instigou, despertando um interesse maior pelo assunto.
Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Se valeu a pena? Toda a vida!!!!!!!!!! Eis as respostas para as perguntas.
1. Fica a certeza de que há muito o que aprender, pois avaliar é um processo complexo e é preciso entendê-la para reconstruir novos pensamentos.
2. Sim. É o que você tem feito no momento em que nos ajuda a construir o conhecimento e nos permite rever o que foi apreendido ou não.
3. Muito. Enquanto educadora pensava e agia de forma equivocada. Hoje, com as leituras desenvolvidas na discplina pude refletir acerca da avaliação e compreender como se dá esse processo. Há muito o que Lê e compreender ainda, mas você me instigou, despertando um interesse maior pelo assunto.
4. Foi muito interessante, mas quero tornar ainda melhor.
Beijos!!!

Anônimo disse...

Valeu a pena? E como valeu.

1- Primeiro fica a certeza de que somos aprendizes, sejamos professor ou aluno.
E depois, a certeza de que avaliar requer um pouco mais do que conhecimento, mas responsabilidade, pois é um processo complexo, que dita juízo de valor e que classifica, abrindo caminhos ou fechando portas.

2- Sim. A partir do momento em que o professor consegui desvincular a avaliação de castigo, de punição, ou simplesmente uma classificação, e mostrar através de uma prática compromissada que a avaliação é um processo necessário para formação e construção do conhecimento.

3- No momento (como aluna) a disciplina me trouxe conhecimento, reflexão acerca dos processos de aprendizagens pelos quais passei (e 'passo'- rsrsrs) e que poderia por ex. não ter aversão a matemática se os meus professores tivessem sabido qual era a minha dificuldade e tivesse me ajudado a trilhar pelos caminhos mais fáceis da compreensão da disciplina.(rsrsrs). No futuro (enquanto educadora) com certeza me lembrarei como reflexão da minha prática educativa, que a avaliação não classifica somente o aluno, mas é um momento do professor repensar a sua prática, resignificando-a sempre que necessário para que os objetivos do processo de ensino-aprendizagem sejam alcançados.

4- Você conseguiu estabelecer uma relação de confiança na avaliação nunca antes experimentado pelo alunos do VI semestre, ou melhor, vivenciados em alguns poucos momentos durante o processo até agora. É cássia, acho que vc está conseguindo quebrar os paradigmas. Espero que na nossa pratica, também possamos rompe-los e repensar sempre que preciso a avaliação dos nossos alunos.

Lansmille

Unknown disse...

Falar sobre avaliação é complicado. Antes de ter cursado essa disciplina acreditava que a avaliação era só pra se ter uma nota e medir a capacidade do aluno. Hoje já consigo percebê-la como um processo na aprendizagem do sujeito, onde possibilita a tomada de decisões e a melhoria da qualidade do ensino.
E em relação à profª Cácia Rehem é uma pessoa que além de desenvolver suas atividades com competência, é meiga e compreensiva.
Continue sendo vc mesma. Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!