O ato de planejar na educação tem que ser inerente a ação docente, não podemos improvisar no momento em que a educação formal tem princípios e finalidades pré-determinadas.
Com o propósito de observar e analisar a prática de planejamento na educação infantil, (o a 11 anos) os alunos e alunas do V Semestre de Pedagogia realiazaram uma pesquisa para identificar quais as concepções e como era realizada a prática de planejamento nesse nível de ensino. Apresentamos agora algumas conclusões obtidas pelos alunos e alunas:
O planejamento aparece como algo essencial e que existe em algumas escolas, sendo para muitos o norte da ação docente.Alegam no entanto, que a diversidade do conhecimento entre os alunos, que não tem o mesmo nível de aprendizagem dificulta o como planejar, já que apontam que numa mesma aula teriam que planejar vários tipos de atividades para um mesmo assunto.
Outro ponto se resume a carga horária dos professores e o fato de não trabalharem somente em uma escola, o que não permite um trabalho coletivo, resultando em um planejamento individualizado com cada um fazendo o seu próprio planejamento.
Para os alunos e alunas nas suas considerações, os professores tem conhecimento sobre o que é planejamento e a sua utilidade, porém estes discursos e este conhecimento não está conectado a prática cotidiana desses professores.
Ainda apotaram que para alguns professores não é levado como algo essencial e existe um despreparo e um descaso com o tema por parte destes mesmos professores.
Conluindo o planejamento aparece na sua maioria como algo essencial, mas como a maioria das escolas não tem o Projeto Pedagógico, a relação entre teoria e prática se consitui como algo dificil de acontecer.
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