A todos aqueles que estudam avaliação

Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O ato de examinar e os exames

Como é dificil avaliar, entender que os exames são diferentes da avaliação, mas que a avaliação utiliza o exame para coletar dados, confunde qualquer um.
Então vamos tentar esclarecer um pouco... Segundo Luckesi(2003) os exames, modelo de verificação da aprendizagem dos alunos utilizados por Comenius em sua Didática Magna e pelos jesuítas na Ratio Studiorun apresentam características que permanecem até hoje nas práticas avaliativas, com regras especificas cumpriam rituais, o professor elemento externo ao processo não se comprometia com os resultados obtidos pelos alunos.
No entanto o exame como ato de observação, de checagem permite coletar dados que possibilitam ao avaliador construir um diagnóstico necessário sobre a situação analisada e assim ser possível tomar uma postura de mudança e de novos encaminhamentos caso seja necessário.
Ainda existe os exames utilizados pela avaliação como medida, que ao não se contentar somente com o ato de examinar passa a estabelecer uma escala de medida, justificando assim uma objetividade que se dizia necessária a avaliação da aprendizagem dos alunos.

Nenhum comentário: