Ao começarmos mais uma disciplina sobre avaliação da aprendizagem me deparo novamente com a mesmas indagação: como é complicado professora, pensei que avaliação era só aplicar a prova e dá nota. Aviso aos navegantes que não, muito pelo contrário ela vai além, e possibilita a educação, assim como em outros espaços, reoorganizar, redirecionar, buscar novos caminhos para que cuide de algo fundamental tanto na macro avaliação quanto na micro avaliação - que o aluno aprenda.
Avaliar significa antes de mais nada, oferecer informações aos sujeitos que fazem parte do processo de como o mesmo ocorre, da necessidade de modificar o processo ou de seguir em frente tal como foi planejado.
Para tanto é necessário entender como a mesma se processa no sistema educativo históricamente, em como a mesma se consituiu, e de que forma tem se apresentado para professores e alunos.
Sendo assim convido a todos a buscarem entender a origem histórica e epistemológica da avaliação educacional e da avaliação da aprendizagem, pois somente dessa forma poderemos ressignificá-la no sistema educacional.
Um comentário:
Acredito que esta reflexão sobre a trajetoria historica da avalição nos faz perceber que temos que ampliar os nossos conceitos e repensar de que forma á avaliação será nossa aliada, para nos manter informados até que pontos nosssos alunos estão aprendendo, e nos direcionar quando não alcançarmos nossos objetivos.
Postar um comentário