O que me move na tentativa de entender os processos de verificação da aprendizagem dos alunos, é o fato de que preciso comprender, porque avalio? e para que avalio?
Na tentativa de compreender estas perguntas, já vivenciei diferentes modelos de avaliação na minha prática de trabalho como docente, desde o início até hoje, tenho buscado evoluir e caracterizar a minha prática de forma que realmente faça sentido para mim e para os meus alunos. Sendo assim, penso hoje que avalio ainda para promover o aluno, embora compreenda que este não seja o seu principal papel, e entendo que no ensino superior, o processo de formação humana e profissional tem que fazer parte do processo de ensino-aprendizagem, nesse sentido a avaliação ganha o papel de informar para os sujeitos do processo, de como está a sua evolução.
Fica então o grande nó da avaliação hoje, avalia-se para promover, mas entende-se que a sua função é de acompanhar o processo de formação dos sujeitos.
A avaliação tem sido assunto comum nos meios educacionais, mas cada um conceitua e interpreta esse termo com significados distintos, sem dúvida, cada um age em nome de uma avaliação de qualidade e defenderá que a sua é uma boa avaliação.
A todos aqueles que estudam avaliação
Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.
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