A todos aqueles que estudam avaliação

Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Os elementos históricos da avaliação educacional: entre o exame e a avaliação

Em seu desenvolvimento a avaliação dos processos de aprendizagem esta caracterizada através dos seguintes momentos: (i) os exames, iniciados na idade média com o surgimento da universidade e dos colégios - Jesuítas e Comenius; (ii) medidas, que desde dos trabalhos de "Binet no ínicio do século XX na França, os piscológos pensam estar em condições de melhorar a avaliação escolar, aplicando os métods psicométricos a medição das aprendizagens". (Bonniool,2001, p.81); (iii) gestão, em uma perpsectiva diferenciada das anteriores em um momento que a sociedade passa a valorizar a gestão do sistema escolar, a avaliação se apresenta como o processo de regulação de um sistema e está entre os procedimentos essenciais; (iv) Formativa - a partir da década de 1990, após constatação do fracasso escolar e à atribuição de uma parte deste fracasso à avaliação - novas discussões sobre o encaminhamento dado a avaliação começam se consolidar, apoiados em diversos autores, este momento é caracterizado por apresentar a avaliação como elemento fundamental na formação do aluno.

Nenhum comentário: