A todos aqueles que estudam avaliação

Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Por uma teoria e uma prática de avaliação da aprendizagem

Os estudos no Brasil sobre o tema segundo Saul(2006) vai sofrer influência da literatura estadudinenese, com seus principais representantes Tyler(1945) e Blo0m (1983) no entanto, o que temos encontrato com relação ao tema, até a década de 1990, trata das denúncias aos processos classificatórios e excludentes desenvolvidos na educação brasileira. Sendo assim, ao mesmo tempo que passamos a denunciar a forma como avaliavamos, fomos deixando de lado a ressiginificação necessária e alternativas que nos permitissem avaliar diferente.
Por isso conclamo a necessidade de que possamos então propiciar uma teoria de avaliação da aprendizagem que possa ressignificar a forma como a praticamos, que as denúncias sejam substituídas por alternativas concretas de práticas avaliativas que realmente cumpram o papel de auxílio no processo de ensino-aprendizagem. Entendendo que é possível utilizar a avaliação no sistema educacional da mesma forma que a utilziamos no nosso cotidiano, como auxílio para mudar o que não está bom e permanecer com o que tem resultados positivos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Hoje quando li o texto de Jussara Hoffmann "Avaliação Madiadora:uma prática em construção da pré-escola à Universidade", pude perceber o quanto um esclarecimento teórico é importante para uma prática na aplicação das avaliações feitas por muitos professores. Mais só a teoria realmente não faz sozinha tem que ter um querer de mudança.
Avaliação pelo pouco que entendi(srrsrs)não é apenas correção de provas, testes, verificação de notas que só servem de critério de classificação,isso são apenas instrumentos de verificação, a avaliação através desses instrumentos servem para refletir a prática, os curriculos, se estão ou não dando certo, e dessa reflexão buscar uma ação. Ação esta que sirva para ajudar os alunos a crescerem não só em aprendizagem mais como pessoas. E como afirma Jussara Hoffmann "Se a avaliação na vida tem gosto de recomeçar, de partir para melhor, de fazer muitas outras tentativas, por que, na escola se mantém o significado setencivo, de constatação, de provas de fracasso, periodicidade rígida?
Pró me corriga se eu estiver errada...estou ainda apredendo e demestificando que avaliação não é prova!!!Obrigada!bjos
Michele

Cacia Rehem disse...

Michele, não tenho nada que te corrigir vc tem compreendido o que é avaliação, agora precisamos criar uma cultura dentro da escola em que o caratér da mesma tenha a possibilidade de oferecer de acolhimento e de auxílio para os alunos no seu processo de aprendizagem e também de correção do currículo e do ensino para a escola e para o professor.
Vamos continuar lendo, questionando e investigando.
Abraços

Cacia Rehem disse...

Michele, não tenho nada que te corrigir vc tem compreendido o que é avaliação, agora precisamos criar uma cultura dentro da escola em que o caratér da mesma tenha a possibilidade de oferecer acolhimento e auxílio para os alunos no seu processo de aprendizagem e também de correção do currículo e do ensino para a escola e para o professor.
Vamos continuar lendo, questionando e investigando.
Abraços