A todos aqueles que estudam avaliação

Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Atividade com o texto Domínio da Aprendizagem

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
Departamento de Ciências Humanas e Letras – DCHL
Colegiado do Curso de Pedagogia
Disciplina: Avaliação da AprendizagemProfessora:
Cácia Rehem
Ano: 2008.1


Atividade II Unidade: Trabalhando com o texto:
Domínio da Aprendizagem – Bloom B. Manual Formativa e Somativa do aprendizado escolar. Livraria Pioneira Editora. 1983, (p.47-64)

A partir dos pontos retirados do texto faça uma análise, considerando as posições pessoais sobre os mesmos:

•“Todo professor começa um novo período letivo ou curso com a expectativa de que cerca de 1/3 de seus alunos aprenderá adequadamente o que ele tem a ensinar”.( p,47)

•[...] Reduz as aspirações de ambos, professores e alunos; reduz a motivação para a aprendizagem nos alunos e sistematicamente destrói o ego e o autoconceito de um número considerável de alunos legalmente obrigados a freqüentar a escola durante cerca de dez a doze anos, sob condições muitas vezes frustrantes e humilhantes a nos após anos.(p, 47)
âmaioria dos estudantes (talvez mais de 90%) tem condições de chegar a dominar o que temos a lhe ensinar, e a tarefa fundamental da instrução é encontrar os meios que os capacitem para tal (p.47,48);


â Aprender durante toda a vida (aprendizagem contínua) tornar-se-á necessário a um segmento cada vez maior da força de trabalho. Se a aprendizagem escolar é tida como frustrante e até impossível para uma parcela razoável de alunos, pouco pode ser feito nos níveis posteriores, para desenvolver um interesse genuíno pela aprendizagem futura. (p.48);


âAs “diferenças individuais” existentes entre os alunos são fatos que podem ser demonstrados de várias formas. A noção de que estas diferenças devem moldar os padrões de aprendizagem e o critério de desempenho é um reflexo mais de nossos programas de ação e de nossas práticas do que das necessidades que o caso impõe. (p, 49);


âOs professores acabaram por reconhecer que os indivíduos diferem em suas aptidões para determinados tipos de aprendizagem , e através dos anos os especialistas em testes desenvolveram um grande número de instrumentos para, medir estas diferenças. (p, 50)


âA partir de um estudo da distribuição de aptidões em relação ao desempenho dos estudantes, convecemo-nos de que existem diferenças entre os alunos que se situam nos extremos e o restante da população. (p, 51)


âNão se supõe que a aptidão para determinadas tarefas de aprendizagem seja totalmente estável. Há provas (Bloom, 1964; Hunt, 1961) de que as aptidões podem ser modificadas por condições ambientais ou experiências de aprendizagem, tanto na escola, com em cas
âGeralmente as escolas têm agido baseadas na suposição de que existe uma situação de sala de aula padrão para todos os alunos. Normalmente este fato tem recebido expressão na proporção professor-aluno de 1 para 30 ( 1 professor para cada 30) alunos tomando-se a instrução grupal como método principal de ensino. (p, 52)



âA capacidade do aprendiz para compreender o que é ensinado pode ser definida como a capacidade para compreender a natureza da tarefa que ele deve aprender e os procedimentos que deve seguir na aprendizagem desta tarefa. (p, 53)

Subsídios para a prática dos professores:

•Estudo grupal;
•Assistência individual;
•Livros textos;
•Livros de exercícios e unidades de instrução programada;
•Métodos audiovisuais e jogos pedagógicos;
•Perseverança;
•Tempo dedicado à aprendizagem.

Uma estratégia para o domínio da aprendizagem

•Existem muitas estratégias viáveis que levam ao domínio da aprendizagem. Todas elas devem conter alguma maneira de lidar com as diferenças individuais entre os alunos, relacionado o ensino com suas necessidades e características. (p, 57)
•A fim de desenvolver o domínio da aprendizagem é preciso ser capaz de reconhecer quando os alunos atingiram este nível de aprendizagem. Os professores devem ter a capacidade de definir o que entendem por domínio e devem ser capazes de coletar as evidências que lhes permitam dizer se o aluno o atingiu ou não. (. P, 58)

•Os procedimentos operacionais utilizados têm
por objetivo oferecer um feedback detalhado a professores e alunos, e propiciar o fornecimento de recursos instrucionais suplementares específicos na medida do necessário”. (p, 59, 60)
• Os testes de avaliação formativa deveriam ser encarados como parte do processo de aprendizagem, e não deveriam ser, de maneira alguma, confundidos com o julgamento das capacidades do aluno, ou incluídos no processo de atribuição de notas. (p, 61)

•A assistência individual tem sido oferecida aos alunos na medida de suas necessidades, mas até o momento nota-se que este tipo de ajuda não é muito solicitado pelos alunos de nível secundário e superior. (p, 61)

•Quando o aluno dominou um assunto e recebe indicações subjetivas e objetivas de que o fez, ocorrem profundas modificações em sua maneira de encarar a si próprio e ao mundo. (p, 63)

Finalmente a sociedade moderna requer uma aprendizagem
contínua, durante toda a vida. Se as escolas não possibilitarem uma aprendizagem adequada e indicações de progresso, o aluno pode vir a rejeitar a aprendizagem, tanto na escola como na vida futura. A aprendizagem bem sucedida pode promover o prazer pela aprendizagem escolar e desenvolver um interesse pela aprendizagem que dure pela vida afora. È esta aprendizagem contínua que deveria ser o objetivo fundamental do sistema educacional.

Nenhum comentário: