Se avaliar é tarefa do professor e ser avaliado tarefa do aluno...onde estão os dilemas? Se fosse assim tão simples, não perderíamos horas e horas de sono, tentanto entender como avaliar? para que avaliar?
Os dilemas enfretandos por nós professores se constituem no momento em que passamos a entender a importância da utilização da avaliação no processo de ensino e aprendizagem.
Alguns dilemas:
O que ensinamos é possível de ser avaliado? .
Quais instrumentos são mais adequados?
É possível permitir ao aluno rever os seus erros e corrigí-los antes de classificá-lo?
O adulto(aluno do ensino superior) precisa ser orientado quando a sua relaçao com a aprendizagem?
É possível utilizar a avaliação para acompanhar e orientar a formação do aluno, sem a pura intenção de aprová-lo ou reprová-lo?
Quanto aos dilemas de quem é avaliado, tenho encontrado alguns na relação direta com os alunos da disciplina avaliação da aprendizagem:
Para que sou avaliado?
O que devo estudar para realizar um isntrumento de coletas de dados?
O trabalho em grupo, para atribuição nota, me informa sobre o conhecido adquirido nas disciplinas?
Qual o papel da avaliação na universidade?
Enfim estes são alguns vivenciados e relacionados por mim e vocês acrescentam mais alguns?
A avaliação tem sido assunto comum nos meios educacionais, mas cada um conceitua e interpreta esse termo com significados distintos, sem dúvida, cada um age em nome de uma avaliação de qualidade e defenderá que a sua é uma boa avaliação.
A todos aqueles que estudam avaliação
Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário