A todos aqueles que estudam avaliação

Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Porque coletar dados?

Ontem ao aplicar o instrumento de avaliação da turma do 6o semestre de avaliação do curso de Pedagogia, me veio esta pergunta? E na dificuldade de realização do instrumento, percebi que a importância está justamente em "saber" o que meus alunos estão sistematizando, como estão contruindo os conceitos e as concepções sobre o tema. Sendo assim, as aulas dadas na tentativa de construção de um conhecimento pareceu para mim no momento da aplicação dos instrumentos, que as mesmas estão se configurando como algo solto, desconectadas e sem oferecer aos alunos a compreensão necessária sobre a epistême e a história da avaliação, ou seja, sem uma compreensão efetiva do tema.
Estou preocupada, inquieta, e buscando caminhos para tentar transformar as aulas em algo contrutivo e que tenha significado, vou buscar a parceria necessária em vocês (alunos) para podermos ressignificar o sentido e a construção das aulas, mas é necessário que todos possamos nos comprometer,caso contrário iremos avançar pouco.

3 comentários:

Anônimo disse...

De fato falar de uma avaliação que se diferencie dos modelos considerados como condição de qualificar o sujeito sem dar a devida importancia ao seu avanço, mas apenas servindo como instrumento de medida é ainda muito frequente nas instituiçoes de ensino e para que seja possivel ocorrer mudanças entendo que muitos dos nossos orientadores estejam preocupados em capacitar o individuo e não apenas fazer juizo de valor quanto a assimilação de conteudos. Entendo que avaliar é estar sempre atento as dificuldades, para atraves delas criar mecanismos que possibilitem a condição de aquisiçao do conhecimento do significado do aprendizado e a partir dessa compreensão estabelecer metodos que propicie o avanço na construção deste conhecimento

Cacia Rehem disse...

E vamos continuar refletindo, para juntos construirmos um novo entendimento e novas práticas avaliativas.

Anônimo disse...

Professora quando vi o que você escreveu confesso a você fiquei feliz por a muito tempo não ver uma professora tão compremetida com a gente!!!Eu posso as vezes não estar entendendo + me esforço ao máximo pra isso, acho que não só eu + todos os meus colegas!E pode ter certeza que vamos conseguir junto com a senhora!!!Eu tenho o prazer d assistir suas aulas por você a sua dedicação e isso me motiva,suas aulas são divertidas,você é engraçada faz a gente rir depois de um dia inteiro de trabalho, de cansaço e isso vou te dizer viu é muito bommmmm!!!! Não estou "puxando o saco" não viu!!!Até porque não gosto disso!Mais é muito bom ter você como nossa professora!Quando eu crescer quero ser igulazinha viu!!!!srsrsrsrsrsrsrsrsrs!!
bjosssss