Para Scriven(1967) esta distinção contribuia para comprender a relação estabelecida entre o processo e o produto. Nesse sentido para o mesmo cabia ao avaliador em uma perspectiva formativa cuidar da qualidade do programa buscando corrigir as suas possíveis falhas ainda no processo de elaboração e durante a execução e em perspectiva somativa estimar os méritos de unidades de ensino e programas já executados.
Refletindo sobre esta distinção e compreendendo que ambas estão relacionadas de forma definitiva no processo avaliativo, é importante compreender que um processo sempre resulta em um produto e que quando o processo é cuidado e acompanhado com critérios previamente estabelecidos o produto resultante é significativo. No Brasil na década de 1980 com as denúncias sobre as práticas avaliativas que tinham a preocupação com o produto alcançado,compreendendo que o produto era fruto de uma classificação meramente quantitativa, surge a discussão sobre a importância de um acompanhamento do processo, entendemos assim como Scriven que a preocupação com o mesmo não inviabiliza, muito pelo contrário contibui para que o produto seja significativo, e em nenhum momento podemos separar estes aspectos que são distintos mais complementares.
Entendendo que somente através de uma avaliação diária do processo de ensino-aprendizagem poderemos obter um produto, fruto da educação sistemática ,com mais qualidade, contribuindo assim para cumprir a principal função da escola - ensinar o aluno e cuidar para que ele aprenda.
Refletindo sobre esta distinção e compreendendo que ambas estão relacionadas de forma definitiva no processo avaliativo, é importante compreender que um processo sempre resulta em um produto e que quando o processo é cuidado e acompanhado com critérios previamente estabelecidos o produto resultante é significativo. No Brasil na década de 1980 com as denúncias sobre as práticas avaliativas que tinham a preocupação com o produto alcançado,compreendendo que o produto era fruto de uma classificação meramente quantitativa, surge a discussão sobre a importância de um acompanhamento do processo, entendemos assim como Scriven que a preocupação com o mesmo não inviabiliza, muito pelo contrário contibui para que o produto seja significativo, e em nenhum momento podemos separar estes aspectos que são distintos mais complementares.
Entendendo que somente através de uma avaliação diária do processo de ensino-aprendizagem poderemos obter um produto, fruto da educação sistemática ,com mais qualidade, contribuindo assim para cumprir a principal função da escola - ensinar o aluno e cuidar para que ele aprenda.
Um comentário:
Entender avaliação é como você mesmo disse Cácia é algo muito complexo, requer de nós muita atenção e leitura, não será 1 semestre que nos mostrará o caminho certo a seguir e sim o nosso contínuo estudo, assim como diz Paulo Freire, "o caminho se faz caminhando" e permita-me uma redundancia, a avaliação se faz avaliando, não somente o aluno, mas em primeiro lugar a nossa prática pedagógica.
bjus...
Postar um comentário