A todos aqueles que estudam avaliação

Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.

domingo, 5 de abril de 2009

Quadro Teórico

Exames:
Marco Inicial - Séc XIII - Idade Média - Não houve exames regulares antes desse período e antes da Universidade Medieval do tipo escolástico.
- O exame começa a se consituir quando com as Universidades e as licenciaturas começam a se configurar como um Grau. (Durkein)
- No final do século XVII surge uma outra fase do exame a Ratio Stiorum elaborada pelos jesuitas com o objetivo de levar a fé católica; esse metodo foi utilizado inicialmente para catequizar.
Na ratio studiorum - a orientação sobre avaliação estabelecia que a mesma deveria ser feita pelo mestre com o auxílio de um ajudante.
Publicada em 1632 a Didática magna apresentava orientações sobre o processo de ensino-aprendizagem.
Objetivo do exame segundo Luckesi - classificação, seletividade, unicamente com o intuito de reprovar ou aprovar.
Séc XIX - assiste a multiplicação dos exames e diplomas pondo em evidência o controle por pate do Estado dos processos de certificação.
Objetivo distribuir socialmente os individuos ; selecionar para o serviço público e posto de trabalho, sempre baseada na noção de mérito individual.

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