A todos aqueles que estudam avaliação

Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Bem vindos os discentes

Caros alunos e alunas, este espaço terá a função de possibilitar expandir as nossas discussões depois das aulas. Espero contar com a participação de vocês, com dúvidas, questionamentos, e também com enriquecimento teórico sobre o tema.
Estaremos aqui nesses quatro meses de aula, buscando compreender qual é a função da avaliação da aprendizagem como elemento de verificação do rendimento do aluno.
Diagnósticar e classificar são duas funções conhecidas, qual é mesmo essencial para os alunos e professores no cotidiano do ensino e aprendizagem? e qual a escola pratica? Estes são alguns pontos que iremos aprofundar.
Hoje 18/08/2008 é a nossa primeira aula. E iremos nos conhecer e identificar quais concepções de aprendizagem permeiam o nosso ideário.
Identificando esta concepção iremos então investigá-la.
A todos os meus companheiros e companheiras, sejam bem vindos nessa nova empreitada...e nesse novo modelo de fazer educação.
Abraços
Professora Cácia Rehem

4 comentários:

Anônimo disse...

MUITO OBRIGADA PELAS BOAS VINDAS À TURMA DE PEDAGOGIA VI SEMESTRE...
A DISCIPLINA É SUPER INTERESSANTE,POIS, NOS LEVA A UMA VISÃO CRITICA DO PROCESSO DE AVALIÇÃO DA APRENDIZAGEM.ONDE A AVALIACAO DEVE SER CONJUNTA PROFESSOR E ALUNO, BUSCANDO O SEU SABER E REVENDO AS SUAS CONCEPÇOES PARA PODER ORGANIZAR-SE NUMA PERSPECTIVA TRANSFORMADORA E SIGNIFICATIVA DA APRENDIZAGEM.
ATÉ MAIS UM ABRAÇO..
CRISTIANE OLIVEIRA LAGO.

Cacia Rehem disse...

Oi Cristiane, que bom te vê por aqui.
Esta é a intenção, possibilitar um diálogo sobre a avaliação da aprendizagem que realmente contribua na construção de novos paradigmas avaliativos: menos punitivo e menos excludente.
Nessa tentativa deixo aqui uma questão: è possível identificar a diferença entre avaliação e exame nas práticas avaliativas conhecidas?

Gleide Neves disse...

Olá, respondendo a pergunta da Profª Cássia, até o início do semestre se me fizesse está pergunta, eu diria que avaliação e exame são dois instrumentos semelhantes. Hoje, depois de suas exposições e algumas leituras, compreendo que o exame faz parte da avaliação, que serve somente para classificar com característica "punitiva", se podemos dizer assim. A Avaliação da Aprendizagem, vai ao encontro do ato diagnosticar, onde o avaliador pesquisa, analisa e auxilia no desenvolvimento da aprendizagem de seu aluno. Penso que um dos maiores entraves desse processo é a prática. Confesso que ainda não só eu, como muitos educadores precisam se conscientizar em relação ao método avaliativo. Me corrija se eu estiver errada.
Abraço.

Anônimo disse...

Oi Gleide, muito bom saber que você está começando a entender as diferenças existentes entre avaliar, medir e examinar, e o que é melhor que é possível desenvolver uma cultura de avaliação da aprendizagem onde o processo realmente sirva para auxiliar o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem.