A todos aqueles que estudam avaliação

Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.

sábado, 9 de agosto de 2008

A natureza e o sentido da avaliação da aprendizagem

Ao nos situarmos diante do tema avaliação, uma das primeiras questões que devemos propor é o sentido que a própria avaliação possui. As urgências levam com demasiada frequencia a perguntar como fazê-la, antes de averiguar ou de refletir sobre o porquê e o para que dá mesma. Nesse sentido, as respostas a essas interrogações remetem, necessariamente, ao sentido que tenha ou que damos ao conhecimento e à atitude que como professores, adotemos diante dele. O conhecimento deve ser o referente teórico que dá sentido global ao processo de realizar uma avaliação. Conforme se entenda o conhecimento, a avaliação vai-deve ir- por uns caminhos ou por outros. E, quando a desliagmos do conhecimento, nós a transformamos em uma ferramenta meramente instrumental que serve para tudo, embora valha muito pouco no campo da formação integral das pessoas que aprendem, seja no ambito intelectual ou profissional, seja no plano da aprendizagem ou ensino, seja no plano da implementação do currículo. Entendemos que a aavaliação está estreitamente ligada à natureza do conhecimento;uma vez esta seja esclarecida, a avaliação deve ajustar-se a ela se quiser ser fiel e manter a coerência, epistemológica que lhe dê consistência e credibilidade práticas, mantendo a coesão entre a concepção e as realizações concretas.

Um comentário:

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Cacia,
Você tem toda razão quando coloca a necessidade de pensarmos no ato de avaliar, refletindo primeiramente sobre os nossos objetivos. Quem não tem ou não deixa isso claro, pensa que o ato de avalir se reduz ao exame.
Acredito também, que além dessa hetero avaliação (feita pelo professor), devemos oportunizar nossos alunos a se auto-avaliarem e a vivenciarem momentos de co-avaliação com seus pares.