A todos aqueles que estudam avaliação

Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Coleta de dados

Como parte da coleta de dados da 1a unidade os alunos do 6o semestre de Pedagogia deverão postar um comentário sobre o tema: avaliação da aprendizagem: prêmio ou punição.
Este comentário deverá ser postado até sexta-feira dia 03/10/2008.Quem não tiver acesso a internet em casa ou no local de trabalho poderá desenvolver a atividade na universidade no laboratório de informática.

7 comentários:

Anônimo disse...

Deveria ser como prêmio, mas infelizmente, a avaliação ainda é utilizada como punição. Embora exista professores que entendem a avaliação como um processo na aprendizagem do aluno, mas na prática acaba aplicando para medir a capacidade desse aluno sempre no final do processo, para obtenção de uma nota.

Cacia Rehem disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Deveria ser como prêmio, mas infelizmente, a avaliação é utilizada como punição. Embora existam professores que entendem a avaliação como um processo na aprendizagem do aluno, mas na prática acaba aplicando para medir a capacidade desse aluno sempre no final do processo para obtenção de uma nota.

Unknown disse...

Deveria ser como prêmio, mas infelizmente, a avaliação é utilizada como punição. Embora existam professores que entendem a avaliação como um processo na aprendizagem do aluno, mas na prática acaba aplicando para medir a capacidade desse aluno sempre no final do processo para obtenção de uma nota.

Cacia Rehem disse...

Prêmio/punição? ou cuidar do processo de ensino-aprendizagem? Pense sobre isso Janete.

Anônimo disse...

Cacia, ainda há um longo caminho para que a avaliação da aprendizagem seja de fato um prêmio. A prática que vemos nos leva a crer que uma boa parte dos educadores aplicam a 'coleta de dados' como punição.
Professor e aluno devem ter consciência de que a coleta de dados (PROVAS, TESTE, TRABALHOS, . . .) faz parte do processo de ensino-aprendizagem. Esse processo de avaliar conhecimento deve ser um momento natural, sem medos, frio na barriga, sem receios. No meu entendimento, é o professor respnsavel por essa desmistificação de CAPAZ OU INCAPAZ. É preciso trabalhar que a avaliação é parte do processo de ensino-aprendizagem de modo que o aluno sinta prazer em avaliar seus conhecimentos.
Acredito que isso envolve uma serie de elementos: conhecimento do seu aluno, boa relação entre professor e aluno, compromentimento, humanização.
Se falei besteira, por favor, me corrija!!!
Bjinhos,

PEQUENINA!!!

Anônimo disse...

Cacia, ainda há um logno caminho para que a avaliação da apredizagem seja de fato um prêmio. A prática que vemos nos leva a crer que uma boa parte dos educadores aplicam a 'coleta de dados' como punição.
Professor e aluno precisam estar consciente de que esse processo de coleta de dados (teste, provas, trabalhos) fazem parte do processo de ensino apredizagem. Esse momento deve ser um momento de prazer, sem medos, receios, angustias. E no meu entendimento, o professor é o responsavel por essa dismistifcação de capaz ou incapaz, de 'você passou' ou 'vc perdeu', de hoje é PROVA (chega da frio na barriga!). Esse momento tem de ser um momento natural, em que o aluno veja que também é preciso coletar os dados de apredizagem, não para classifica-lo, mas para perceber o aprendizado significativo que ele alcançou.
Penso que esse trabalho é resultados de alguns elementos imprecindivéis do processo: boa relação entre professor e aluno, conhecimento sobre os seus alunados, responsabilidades, e sobretudo comprometimento.
Cácia, se falei alguma besteira, por favor, ninguém melhor que vc para corrigir!!!
Binhos,
PEQUENINA