Muitas são as respostas dadas a esta pergunta: entretanto algumas delas variam só nos aspectos menores, outras mantém substancias diferenças. Por exemplo, algumas definições identificam essecialmente a avaliação com outros conceitos como a investigação, entretanto outros destiguem claramente a avaliação de outras materias. Uma definição importante, que se vem desde há muito tempo, afirma que a avaliação supõe comparar objetivos e resultados, entretanto que outras exigem uma conceituação mas ampla, apelando a um estudo combinado do trabalho e dos valores, muitas das distintas definições formuladas aparecem nos diferentes modelos de avaliação apresentados desde a década de 1930.
Para Stufflebeam(1987) " A avaliação é um julgamento sistemático do valor e do mérito de um objeto" Esta definição se concentra em determinar o valor e implica que a avaliação sempre supõe um juízo. Desde o momento em que a avaliação, em um sentido emprega procedimento objetivos para obter uma informação segura e imparcial, já está ligada a valoração.Com efeito, sua meta essencial é determinar o valor de algo que está sendo ajuizado.
Não cabe aqui criar um julgamento sobre a definição proposta por Stufflebeam, neste momento proponho começar a refletir sobre algumas definições propostas por outros teóricos:
Para Stufflebeam(1987) " A avaliação é um julgamento sistemático do valor e do mérito de um objeto" Esta definição se concentra em determinar o valor e implica que a avaliação sempre supõe um juízo. Desde o momento em que a avaliação, em um sentido emprega procedimento objetivos para obter uma informação segura e imparcial, já está ligada a valoração.Com efeito, sua meta essencial é determinar o valor de algo que está sendo ajuizado.
Não cabe aqui criar um julgamento sobre a definição proposta por Stufflebeam, neste momento proponho começar a refletir sobre algumas definições propostas por outros teóricos:
- Ralph W. Tyler " O processo de avaliação consiste essencialmente em determinar se os objetivos educacionais estão realmente alcançados pelo programa do currículo e do ensino. No entanto, como os objetivos educacionais são essencialemnte mudanças em seres humanos - em outras palavras, como os objetivos visados consistem em produzir certas modificações desejáveis nos padrões de comportamento do estudane - a avaliação é o processo mediante o qual determina-se o grau em que essas mudanças do comportamento estão realmente ocorrendo".
- H. Taba - " A educação é um processo que visa a modificar a conduta dos estudantes: essas mudanças consituem os objetivos da educação (...) A avaliação é o processo par determinar em que consiste essas mudanças e estimá-las com relação aos valoresrepresentados nos objetivos, pra descobrir se atingem os objetivos educacionais.(...) É parte integrante da elaboração do currículo que começa com o interesse pelos objetivos e termina quando se estabelece se estes foram alcançados".
- W. Regan - "O termo avaliação refere-se à coleta de extensa evidência quanto às habilidades, posição e problemas das crianças, mediante processos formais e informais. Inclui também o processo de organizar e interpretar esses dados para dar uma discrição compreensiva da criança, tendo em vista os antecedentes de sua experiência educacional."
- J. Popham - " A avaliação educacional consiste em apreciações de mérito concernentes ao fenômeno educacional. Com apreciação demérito, nós queremos significar a determinação do valor ou dizer quanto é bom aquilo que estamos avaliando". A avaliação pode ser tida como" o ato de aferir, através da comparação, (1) o resultado observado(dados de desempenho) de alguma iniciativa educacional (2) um padrão ou critério de aceitabilidade pretendido (dados desejados).
- Bloom, Hastings e Madaus - " A avaliação é a coleta distemática de evidências por meio das quais determinam-se mudanças que ocorrem nos alunos e como elas ocorreram. Inclui uma grande variedade de evidências que vão além do tradicional exame final de lápis e papel. É um sistema de controle de qualidade pelo qual pode ser determinada, em cada etapa do processo ensino- aprendizagem, a efetividade ou não do processo e, em caso negativo, que mudanças precisam ser feitas para assegurar sua efetividade antes que seja tarde".
- R Ebel - " Avaliação sempre implica julgamentos de melhor ou pior (...) Uma medida nos diz o quanto de uma determinada carateristica um individuo possui. Se então, dissemos, baseados nessa medida, 'Excelente', 'Satisfatório' ou 'Terrível', foi feita uma avaliação (...) Esta processa-se tendo em vista objetivos especificos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário