A todos aqueles que estudam avaliação

Gostaria de agradecer a passagem por aqui e dizer a todos que sejam bem-vindos.
Aproveito para pedir que cada um possa compartilhar comigo as suas dúvidas, certezas e questionamentos sobre o tema, para que possamos, como diz o Professor Luckesi, estabelecer um grupo de estudos e análise sobre a avaliação, na tentativa de vencermos modelos há tempos superados.

domingo, 15 de março de 2009

A relação necessária entre conhecimento e avaliação da aprendizagem

Ao nos situarmos diante do tema avaliação, uma das primeiras interrogações proposta deve esta relacionada ao sentido que a própria possui. Os professores, em sua maioria, preocupam-se em como fazê-la, ao invés de questionamentos sobre o porquê fazê-la e o para que da mesma.
Historicamente vivenciamos o sentido de atribuição de graus e títulos através dos exames(nas universidades) e nos colégios (jesuitas e comênius) para informar ao professor o quanto os alunos tinham memorizado do conteúdo dado, podendo também avançar nos níveis e alcançar graus.
Em outro momento, visualiza-se a possibilidade de medir o quanto o aluno aprendeu, através de critérios e objetivos definidos, na tentativa de objetivar um processo que se caracteriza em primeira instância como subjetivo.
No entanto, um elemento se apresenta como direcionador de qualquer questionamento sobre o porque avaliar - avalia-se o que? quem avalia, avalia alguma coisa - sendo assim, o conteúdo, o melhor dizendo - o conhecimento, é o sentido primeiro da avaliação da aprendizagem.
Portanto o sentido que tem ou que damos ao conhecimento e à atitude que, como professores, adotemos diante dele, constitui o referente que dá sentido global ao processo de realizar uma avaliação.
Conforme se entenda o conhecimento, a avaliação vai- deve ir - por uns caminhos ou por outros, e quando a desconectamos do sentido maior da educação sistematizada ( o conhecimento ), nós a transformamos em uma ferramenta meramente instrumental que serve para tudo, embora não cumpra a sua principal função - informar aos sujeitos do processo qual a evolução da formação integral dos aprendentes, seja no âmbito intelectual ou profissional, seja no plano da aprendizagem ou do ensino, seja no plano da implementação ou ressignificação do currículo.
Sendo assim, ao darmos sentido ao conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, a avaliação automaticamente irá ajustar-se a ele, sendo possível ser fiel e manter uma coerência epistemológica que lhe dê consistência e credibilidade práticas, mantendo a coesão entre a concepção e as realizações concretas.

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